Começa oficialmente a migração para TV digital
A partir desta terça-feira (16), inicia-se o processo de desligamento do sinal analógico de TV no País, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A primeira cidade será Rio Verde (GO), considerada o plano piloto. Os canais Rede Vida, Canção Nova e Record News só estarão disponíveis pelo sinal digital. No próximo dia 29, os canais de maior audiência – as retransmissoras de Globo, SBT, Band e Record- serão desligados.
A decisão de desligar parcialmente o sinal na cidade foi tomada ontem (15), em reunião do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired). A primeira cidade é Rio Verde (GO), considerada o plano piloto, onde os canais Rede Vida, Canção Nova e Record News só estarão disponíveis pelo sinal digital, e o desligamento dos canais de maior audiência – Globo, SBT, Band e Record – têm o desligamento programado para ocorrer a qualquer momento com prazo máximo até o próximo dia 29.
O cronograma nacional para o desligamento foi mantido pelo Gired. Em outubro deste ano, Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição. No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais da Região Sudeste, além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza. Outras cidades do estado de São Paulo e do Nordeste passarão pela mudança no próximo ano. Em 2018, a transição para o sinal de TV digital vai incluir as capitais e outras cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, todo o interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Espera-se que até o ano de 2023 100% do país esteja coberto exclusivamente pelo sinal de TV digital, encerrando definitivamente as transmissões analógicas.
Prepare-se para o sinal digital
Nas cidades com menos de 50 mil habitantes, onde não há tanto interesse de investimento das emissoras, a melhor opção para já usufruir do sinal digital é a recepção via satélite. A opções de TV paga ou livre via banda Ku (antenas offset) e ainda de TV aberta via parabólicas na Banda C. Parábolas pequenas na Banda C (entre 1,20 e 1,70m) ocasionarão certa dificuldade para receber o sinal digital. Recomenda-se utilização de antenas teladas com no mínimo 1,90m (o ideal seria algo entre 2,10 e 2,30m), ou melhor ainda, antena de chapa de 1,5m (não deforma com o tempo ou com granizo).
O mercado já conta com receptores analógico + digital, e ainda com equipamentos SAT HD Regional, que estão aptos a receber o sinal HD da Rede Globo em todo o país (será aberto somente o sinal da praça mais próxima, por exemplo, em cidades do interior de MG, será sintonizada a Globo Minas de Belo Horizonte no momento). Bons exemplos de equipamentos nessa categoria são o Century Midiabox SAT HD e o Elsys SatMax, ambos com Globo digital (no momento estes aparelhos não sintonizam sinal da Band HD no satélite StarOne C2 por restrição judicial da Rede Globo).
Na categoria analógico + digital, é recomendável investir num modelo padrão DVB-S2, capaz de sintonizar canais HD. Nessa categoria está o Elsys Duomax, capaz de sintonizar os canais analógicos ainda transmitidos via satélite, e canais digitais e HD abertos disponíveis via parabólica (esse aparelho no momento não sintoniza Globo digital, deve-se aguardar qual será a política dessa rede no desligamento do sinal digital, para constatar se a emissora irá ou não abrir o seu sinal nacional HD).
Também já é possível encontrar no mercado antenas de TV terrestre aptas a captar tanto o sinal analógico como o digital, de grandes marcas como Aquário, Indusat, Capte, dentre outras. Assim, se estiver sintonizando sinal terrestre, deixando uma antena compatível com ambos sistemas pré-instaladas, pode-se evitar corre-corre no momento do corte definitivo do sinal analógico. Nesse caso, deve-se investir numa TV com conversor digital embutido, ou caso seja necessário manter a antiga TV analógica, adquirir um conversor digital.